Aprenda como definir o público-alvo perfeito para seu Negócio


Um dos primeiros passos quando você começa a trabalhar com marketing digital e busca pelas estratégias de empreendedorismo é saber para quem essas estratégias estão sendo levadas, ou seja, quais serão as pessoas que se interessam pelo seu nicho de mercado, o produto que você oferece. Assim, é de crucial importância para o sucesso do seu negócio, saber como definir o público-alvo ideal.

Aprenda como definir o público-alvo perfeito para seu Negócio

Quem é o público-alvo? Qual a importância dele para o marketing digital?

O público-alvo é o grupo de pessoas a quem pode interessar o serviço ou produto que você tem oferecido. Claro que muitas vezes mais pessoas de diversas idades, classes sociais, estados civis e situações financeiras e profissões podem comprar um mesmo produto. Porém, é ideal que você tenha em mente a necessidade de saber como definir o público-alvo.

Com você um público-alvo específico ficará mais fácil saber qual linguagem usar ao vender o produto, que tipo de apelo fazer e a quem destinar as campanhas de publicidade em sites como Facebook, Instagram e Google.

As informações fundamentais para saber como definir o público-alvo inicialmente

O primeiro passo na hora de saber como definir o público-alvo é imaginar para qual tipo de pessoa seu produto mais vai interessar. É importante imaginar um grupo específico a quem seu produto mais possa alcançar e atrair.

As informações básicas para definir o público:

  • Seu produto atinge mais homens, mulheres ou ambos?
  • Qual faixa etária que mais pode se interessar por ele?
  • Qual o principal interesse dela? (Ex: moda, finanças, economia);
  • Essa pessoa tem qual tipo de formação? (ensino médio completo está cursando o ensino superior, acabou de se formar na faculdade);
  • Qual sua situação financeira?

Um grande erro, principalmente dos iniciantes no marketing digital, é acreditar que não há a necessidade de limitar o tipo de pessoa para se alcançar.

Dessa forma, fica muito mais difícil o caminho até o cliente e pode ser gasto muito investimento em campanhas que não vão render muitos resultados.

Outras informações para saber como definir o público-alvo

Agora, definida as informações básicas, é importante pensar no grupo de pessoa que você imagina adquirindo seu produto ou serviço de uma forma diferente. Pense na pessoa ideal que vai comprar seu produto e comece a pensar no seu público-alvo como essa pessoa.

  • Qual o maior sonho dela? (Ex: comprar um carro novo; ter a casa própria; fazer uma viagem internacional).
  • Quais os interesses extras que ela tem? (Ex: se o principal interesse é em moda, ela também pode se interessar por estética – maquiagem e cabelos, também pode se interessar por uma vida saudável – fitness);

Quando você consegue imaginar e traçar todos esses tipos de interesses, fica mais fácil saber como definir o público-alvo perfeito e fazer com que suas campanhas deem certo.

Assim, seus conteúdos nunca vão ser monótonos e sobre um assunto só, mas além de oferecer o produto que atinja o principal interesse da pessoa, você também oferece outros conteúdos que lhe interessam também.

Definido seu público-alvo a partir do nicho de mercado que você vai trabalhar, fica muito mais fácil conseguir conquistar mais pessoas e as atrair de acordo com seu perfil e interesses. Dessa forma, você vai conseguir compradores em potencial.

O marketing digital pode parecer algo muito complicado, mas quando você conta com a ajuda de quem entende do assunto e sabe te passar as informações de maneira clara e objetiva, tudo fica mais fácil. Para conhecer mais dicas de empreendedorismo e estratégias, baixe o e-book e adquira o conhecimento necessário para fazer o seu negócio ser um sucesso.

Este é um guest post feito por Erivelton Alexandre, Empreendedor Digital. Conheça seu trabalho clicando aqui.

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

3 Comentários

  1. Valeu meu Parceiro, por aceita que eu Escreva um artigo no seu Blog Para compartilhar com sua audiência!

    • Conte sempre conosco Erivelton! Artigos com informações relevantes como o seu sempre irão enriquecer nosso blog. Abraços!

      • Obrigado! Reginaldo

        Assim que Possível faço mais um artigo para compartilhar com sua audiência.

        Valeu Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *