Cuidados ao investir em uma microfranquia

Você sabe se investir em uma microfranquia é uma boa? O saiba que investimento é não é tão alto e, em muitos casos, ainda dá pra trabalhar em casa.

Essas propostas podem parecer tentadoras, mas antes de embarcar em uma microfranquia, é importante tomar alguns cuidados.

Se você quiser saber se investir em determinada franquia é uma boa, deverá buscar o máximo de informações sobre o negócio e conversar com outros franqueados para saber quais seriam as reais vantagens e desvantagens de abrir uma microfranquia.

microfranquia

O ideal é tentar ter acesso aos documentos de operação do negócio, analisar sua projeção financeira e consultar um advogado para analisar o contrato antes de assiná-lo.

É importante saber que, como em todo tipo de negócio novo, o retorno de uma microfranquia não é imediato. Antes de investir em franchising, tenha certeza de que você terá recursos para se manter até o lucro aparecer.

Cuidados ao investir em uma microfranquia

Associação Brasileira de Franchising – ABF possui umas dicas que podem te ajudar a  avaliar as oportunidades:

Histórico da franqueadora e do negócio

Busque sempre informações sobre o negócio e a franqueadora, descubra como surgiu, foi sua trajetória até agora, quanta experiência tem com o negócio e quando o negócio começou a ser franqueado

Imagem da marca da microfranquia

Avalie a imagem da marca no mercado e o quanto ela é divulgada e conhecida na cidade em que você tem pretensão de abrir sua microfranquia. Nem todas as microfranquias já possuem uma marca largamente conhecida.

Não será necessariamente ruim que seja uma marca ainda nova e pouco conhecida e você seja um dos primeiro franqueados. Afinal. todas as grandes marcas nasceram pequenas e desconhecidas. O importante é que a imagem que ela tenha ou que venha a ser formada seja positiva como resultado do esforço conjunto da franqueadora com os seus microfranqueados.

Quanto dinheiro o negócio dá

Obtenha informações sobre o quanto uma unidade da microfranquia costuma faturar, o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês. A franqueadora lhe dará algumas referências de quanto uma unidade atinge de faturamento e de lucro. Porém, é importante considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, podendo variar bastante de unidade para unidade, e que bons resultados dependem de muito esforço e dedicação, além de fatores de mercado.

 

 

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *