Como o CRM ajuda no desenvolvimento de pequenos negócios

como o crm ajuda no desenvolvimento de novos negócios

Soluções de CRM são de grande ajuda para qualquer tipo de negócio. Pode-se pensar, quando não se tem conhecimento sobre as suas vantagens, que esse tipo de sistema só é adequado para empresas grandes, mas não funciona exatamente assim, qualquer tamanho de empresa, que pense em implementar alguma solução de CRM, pode colher bons frutos e desenvolver o seu negócio.

Mas antes de falar sobre como isso realmente ajuda no pequenos negócios, é importante primeiro entendermos o que é o CRM.

O que é CRM?

CRM (Costumer Relationship Management) pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente e consiste em armazenamento de informações a respeito de técnicas e práticas para desenvolver o melhor relacionamento possível com os seus clientes, podendo gerar uma boa experiência e também aumentar o tempo de permanência dele em uma empresa ou as chances de fechar mais negócios e permanecer no seu negócio.

Empresas que possuem boas soluções de CRM conseguem otimizar diversos processos dos setores de venda e atendimento, pois com base na experiência de outros clientes, poderá entender melhor quais as suas necessidades, antecipar possíveis problemas que podem ocorrer ou desejos desses clientes, aumentar a rentabilidade e conseguir melhorar os resultados de sua equipe de vendas.

Com um bom CRM desenvolvido, sua empresa terá dados desde o primeiro momento que o cliente entra em contato com a empresa até o seu desligamento, ficando na base de dados de sua ferramenta e auxiliando nos próximos projetos, pois todos seus clientes farão parte dessa base e alimentarão o desenvolvimento de estratégias futuras.

Vantagens do CRM

Existem diversas vantagens na implementação de uma solução em CRM para um negócio, já começando pela união entre os setores de venda, marketing e BI de uma empresa, de modo que o desenvolvimento do negócio se torna mais sustentável e concreto. Mas, entre as outras vantagens que podemos mencionar, temos:

  • Crescimento de fidelidade e retenção de clientes;
  • Maior facilidade de fechar contrato com novos leads;
  • Automatização de processos;
  • Organização da empresa em apenas um local com histórico de clientes, facilitando diversos processos;
  • Maior produtividade, já que os funcionários não perderam tempo com processos desnecessários;
  • Crescimento de chances de upsell de clientes;
  • Economia e crescimento do negócio.

Como o CRM auxilia no desenvolvimento de pequenos negócios

Com tudo isso que falamos e pelo fato de o CRM geralmente precisar do investimento em uma ferramenta, acontece de grande parte dos empresários acreditarem que essa solução só se deve para grandes empresa, o que é um grande erro.

Digamos que de início você escolha não investir em uma solução de CRM, para não ter os gastos da ferramenta e conseguir desenvolver o negócio mais rapidamente. Isso pode dar certo, mas você estará cometendo dois erros, como dizemos nas vantagens, o investimento em uma plataforma de CRM gera economia para o negócio, pois você não gasta tempo com tarefas desnecessárias e pode girar a automatização, gastando seu tempo com o que realmente irá lhe reverter em dinheiro. O segundo erro está em desenvolver o negócio rapidamente, que é exatamente o que uma ferramenta de CRM faz, já que ela é totalmente voltada para o cliente, para sua satisfação e o desenvolvimento de estratégias para a aquisição e retenção de mais clientes para o seu negócio.

Existe um outro porém, quando desde o início você investir em um software de CRM, a sua empresa desde o início se acostumará com a utilização da ferramenta e conseguirá melhores resultados. Muitos negócios optam por implementar essas soluções apenas quando já estão bem desenvolvidos e passam por diversos problemas para que a equipe se acostume com a nova metodologia de trabalho, aprendam a mexer com a ferramenta e criem o hábito de alimenta-lo, isso sem contar que você precisará inserir na ferramenta tudo o que já aconteceu no seu negócio, e é muito difícil uma empresa ter sempre os seus dados guardados com detalhes.

Se você decidir desde o início implementar uma solução de CRM em seu negócio, sua equipe estará preparada para esse sistema, você terá armazenamento de informações assim que começar o negócio, podendo ter dados de sua evolução e aprendendo com a sua empresa de um modo mais visual e concreto, até porque grande parte dessas ferramentas elaboram gráficos visuais para melhor compreensão de quais processos devem ser aprimorados e também análises de melhores caminhos em diversos momentos de uma negociação ou no relacionamento com o cliente.

Com a centralização de todas as informações em um só local, fica muito mais fácil para você e para a sua equipe, isso sem contar que muitas das soluções de CRM disponíveis possuem todos os dados em nuvem, facilitando o acesso à essas informações de qualquer lugar que estiver, podendo rapidamente encontrar as informações que precisa sobre um cliente, auxiliando na tomada de decisão.

Não podemos deixar de esquecer que algumas empresas escolhem trabalhar com diversas ferramentas no seu negócio, uma para vendas, uma para atendimento, uma para marketing, são tantas ferramentas que você não sabe mais onde uma coisa começa e outra acaba. Nos softwares de CRM você terá todas essas ferramentas em um só lugar, não perdendo informações e tendo menores problemas com a manutenção necessária para tudo estar no ar e funcionando do melhor modo possível.

Mas não adianta nada você agora implementar um CRM na sua empresa e não treinar sua equipe, o treinamento é essencial para que todos compreendam como tudo funciona, o porquê de eles fazerem o que é solicitado e a importância do trabalho que será realizado, pois sem isso, eles podem acabar não inserindo os dados que você e eles mesmos precisam para o desenvolvimento do negócio.

Uma boa dica também é que após a implementação, nas primeiras semanas você tenha reuniões e verifique as informações inseridas, pois novos hábitos podem ser um pouco mais difíceis de serem implementados. Mas pode ter certeza, depois que todas suas equipes tiverem alinhadas e o seu sistema de CRM carregado, os resultados serão muito mais vantajosos para o seu negócio e você não saberá entender como conseguia gerenciar tudo antes da implementação da solução.

 

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

jessicacfgreghi

Jornalista de formação e atuando com marketing digital desde 2011, possui uma ampla experiência em diversos projetos para pequenos, médios e grandes negócios.

Website: http://www.accessio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *