Como montar uma empresa de reciclagem

Montar uma empresa de reciclagem é um modelo de negócio que, quando bem administrado pode trazer para você ótimos lucros, com a vantagem de estar associado à preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida.

Como montar uma empresa de reciclagem

No Brasil, o desenvolvimento do negócio de reciclagem é bem anterior ao início das discussões relacionadas ao assunto envolvendo meio ambiente. Em sua versão mais rústica, a semente cresceu a partir da necessidade da população mais carente encontrar na coleta de lixo a única opção de renda. Com o passar do tempo, outros setores com maior representatividade econômica adotaram o reprocessamento de materiais recicláveis.

Como montar uma empresa de reciclagem

Segundo o site Wikipedia,  reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

O termo “reciclagem” surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica.

As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Em boa parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente da matéria prima original.

Mercado de reciclagem

Quando os empreendedores entenderam as possibilidades da reciclagem, vários tipos de produtos reciclados passaram a ser produzidos e comercializados, criando novas atividades que geram um faturamento de bilhões de dólares anuais no Brasil. Presume-se então um mercado de reciclagem bastante promissor, que é ainda pouco explorado.

Localização

A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo à matéria-prima.

Estrutura

A estrutura básica deve prever uma área de 10.000 m2, que abrigará um galpão que será dividido em quatro áreas: galpão industrial, escritório, vestiários e sanitários.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para uma empresa de reciclagem são:

  • Máquinas para reciclagem que variam de acordo com o produto;
  • Caminhão para o transporte;
  • Móveis e utensílios do escritório.

Pessoal

A mão de obra básica para montar um negócio de reciclagem deve contar com: gerente, secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.

Matéria Prima para montar uma empresa de reciclagem

Pode dar a impressão que toda a matéria prima é grátis e está a disposição em abundância.

Uma vez descartado incorretamente (lixão, aterro), os materiais são contaminados e a limpeza e a coleta seletiva encarece o todo processo da reciclagem.

Os resíduos industriais são valiosos, mas possivelmente já estão sendo recolhidos por alguém ou terão custo.

Os resíduos domésticos são gigantescos, se pensarmos na população de uma comunidade, mas precisa de uma boa logística e educação das pessoas para que possam ser aproveitados.

Vale a pena lembrar que para o sucesso de qualquer negócio o bom senso e a boa administração do empreendedor são fatores decisivos, por isso, refletir um pouco antes de pensar que reciclagem é uma fábrica de fazer dinheiro.

Agora que você já tem uma ideia de como montar uma empresa de reciclagem, você só precisará estruturar seu plano de negócios e colocar a mão na massa.

Para se manter informado sobre como abrir uma empresa de reciclagem e receber outras boas ideias de negócios é só cadastrar-se gratuitamente em nossa lista.

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

1 Comentário

  1. Com certeza é uma grande oportunidade mas ao contrário do que é feito muitas vezes é necessário planejamento e estudos bem específicos para tomada de decisão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *