Como montar um brechó

Descubra aqui como montar um brechó de luxo, sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Como montar um brechó

Brechós são aquelas lojas especializadas comercializar roupas usadas semi-novas que vendem tudo de segunda mão por preço bem mais baixo que o de um similar novo. E elas atacam em diversas frentes. Basta dispor de tempo e paciência para selecionar as melhores peças que irão compor o estoque de sua loja

Produtos para um brechó

Roupas sofisticadas são as principais peças disponíveis nesses estabelecimentos, considerando que pessoas com alto poder aquisitivo, geralmente não usam uma roupa de festa mais de uma vez e muitas vezes as deixam para sempre no fundo do armário. A solução para livrar-se dessas peças é procurar um brechó para vendê-la ou trocá-la. Por outro lado quem compra num brechó está adquirindo produtos de qualidade a preços bem mais acessíveis.

Apenas é necessário que dedique algumas horas de busca, pesquisa e experimentos. Com o endereço certo e muita paciência, ensina a consultora de moda Gloria Kalil, dá para compor um visual muito moderno com roupas e acessórios usados. Embora não faltem pechinchas, produtos de griffes badaladas tendem a custar mais caro.

Como montar um brechó

Estrutura e equipamentos

. balcão de atendimento,
. prateleiras,
. cabides,
. araras,
. manequins,
. bancadas,
. estantes,
. cadeiras,
. computador, fax e telefone, máquina de calcular,
. provadores com espelho.

Localização

A loja deve ser instalada em um ponto comercial que seja fácil acesso e com boas condições de estacionamento. Na loja as mercadorias deverão estar expostas de maneira atraente, permitindo a fácil localização. A área contará ainda com recepção, provadores e banheiro.

Mão de obra

O empreendedor deverá estar sempre a frente do negócio, principalmente na parte administrativa/financeira, e dependendo do porte do empreendimento poderá começar com 2 vendedores.

Quem são os clientes de brechó

Quem procura esse tipo de comércio está preparado para gastar tempo vasculhando as prateleiras e estantes. Ele sabe também que o comércio de usados trabalha quase sempre com peças únicas e, portanto, ninguém tem estoque. Mas uma coisa é certa: Seja pelo preço baixo ou pela garimpagem de preciosidades, eles estão satisfeitos.

Como especializar-se

Um brechó tem a opção de se especializar num determinado segmento de mercado: roupas sofisticadas, “fashion”, exóticos, produtos de época, antiguidades, grifes internacionais, multi-marcas, sapatos, eletrodomésticos/eletrônicos, livros, presentes em geral, informática, etc. A grande novidade são as casas que só vendem estilos esportivos ou algum outro específico. No entanto, a variedade de produtos oferecidos fica a critério do proprietário, uma vez que é possível comercializar num mesmo espaço desde as peças básicas ou sofisticadas do vestuário até sapatos e acessórios como bolsas, cintos, bijuterias, chapéus, etc. Defina a que área você pretende dedicar-se e boa sorte.

Produtos diferenciados

Brechós têm ainda a possibilidade de oferecer um serviço a mais que é a entrega em domicílio. Muitos empresários fazem isso com seus principais clientes. É uma estratégia moderna e eficaz de venda que muitas vezes vem até como uma alternativa de se contornar o preconceito e a resistência existente.

Quais são os fornecedores

Conquistar fornecedores é tão simples quanto conquistar clientes. Basta vender a boa imagem e as vantagens de um brechó. Uma vez adepto, os fornecedores assim como os clientes sempre voltam. Uma outra opção é fazer esporadicamente viagem ao exterior e trazer peças adquiridas em lojas de roupas usadas. A negociação de preços e lucros entre empresário e fornecedor varia conforme o estado da roupa. Geralmente o empresário fica com a peça em sistema de consignação e o lucro da venda gira em torno de 50% para cada um. O serviço em domicílio pode ser oferecido também aos seus fornecedores. Assim irá poupá-los do incômodo de sair de casa carregando uma mala de produtos que nem sempre terão 100% de aceitação por parte do proprietário da loja.

Como divulgar um brechó

Manter uma boa rede de relacionamento, estimulando a propaganda boca a boca, ainda é a estratégia mais vantajosa e eficaz.

Legislação para abrir um brechó

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Loja de Brechó para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

1 Comentário

  1. Gostaríamos de apresentar para vocês o BrechóFácil. Depois de muito pesquisar, acreditamos ser o único software feito especificamente para Brechós. Não tem taxa de implantação e o valor é R$ 98,00/mês. Vocês podem ver mais informações em http://www.brechofacil.com.br. Disponibilizamos uma versão gratuita por 30 dias para testes e podemos atender a dúvidas por WhatsApp ou email: suporte@brechofacil.com.br. Recentemente a Pequenas Empresas & Grandes Negócio fez uma matéria sobre o nosso software. Vocês podem ver neste link: http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2017/10/programa-de-computador-ajuda-na-administracao-de-brechos.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *