Como montar seu próprio negócio com pouco dinheiro

Se você tem o objetivo de montar seu próprio negócio com pouco dinheiro saiba que existem algumas com grandes potenciais de se transformarem em negócios rentáveis. Por isso, buscar alternativas não deve ser um fator para desmotivar o empresário iniciante.

Uma dos principais obstáculos que o novo empreendedor passa ao abrir um novo negócio é com relação ao capital par iniciar. A depender da ideia a ser colocada em prática, é preciso juntar uma boa quantia para dar início ao empreendimento, sendo possível assim, abrir um negócio com pouco dinheiro. Alguns optam por utilizar as economias guardadas, ou seja, recursos próprios, e outros juntam esse valor a empréstimos feitos com parentes, amigos, financiamento coletivo ou junto aos bancos.

Como montar seu próprio negócio com pouco dinheiro

Como montar seu próprio negócio com pouco dinheiro

Algo muito comum aqui no Brasil,  são empreendedores desistirem de ter seu próprio negócio, antes mesmo de começar pela falta de dinheiro para investir.  Ainda mais em épocas de crise.

No entanto, especialistas e empresários que deram certo com pouco ou sem nenhum dinheiro inicial mostram que é possível ter sucesso mesmo investindo pouco.

Se você ainda tem dúvida sobre abrir um negócio com pouco dinheiro, saiba que existem algumas opções que necessitam de quantias bem baixas – e com grandes potenciais de se transformarem em negócios rentáveis. Por isso, buscar alternativas não deve ser um fator para desmotivar o empresário iniciante.

Em geral, aqueles que utilizam recursos próprios para abrir um negócio têm mais chances de “ir para frente” quando o negócio escolhido depende da capacidade do empreendedor de entregar o serviço. Principalmente da sua dedicação.

O primeiro passo a ser dado é criar um plano de negócios, onde o futuro empresário consegue visualizar melhor o seu objetivo e o que precisa fazer para alcançá-lo, inclusive o “quanto” irá precisar. Isso evita erros, retrabalhos e dinheiro gasto sem necessidade. O plano de negócios é o instrumento para trazer segurança aos empreendedores, em especial àqueles que têm pouco recurso no bolso para investir.

Especialistas são categóricos em afirmar que a falta de dinheiro pode ser compensada por algumas características do negócio pretendido: motivação, inovação e espírito empreendedor por parte do futuro empresário. Não basta só ter uma grande ideia: é preciso conhecer o terreno aonde vai pisar.

 

Dicas valiosas para abrir um negócio com pouco dinheiro

  • Para começar, saiba que é possível crescer com recursos próprios, mas se o resultado não aparece como o planejado, será preciso buscar outras soluções. Pense nas possibilidades de conseguir alguma verba: investidor-anjo, crowdfunding, amigos ou familiares, por exemplo. Além disso, é importante que o empreendedor simule até quando conseguiria tocar a empresa sem precisar recorrer a capital externo. Essa etapa demanda que o empreendedor seja realista e simule tanto um cenário positivo quanto negativo.
  • A sua ideia de negócio deve ser inovadora, e procurar oferecer produtos e/ou serviços que ofereçam algum diferencial aos seus clientes. Essa é a linha que a maior parte dos empreendedores seguem até atingir o sucesso: a concepção de negócios que nunca foram executados por ninguém. Mas claro que isso nem sempre acontece na prática. O que importa mesmo é ser melhor que a concorrência. Como? Melhorar aquele produto ou serviço que o concorrente oferece. A forma mais básica de aplicar isso é através da diferenciação no preço. Quanto menor, melhor. Além disso, seu produto ou serviço deve ser o melhor – ou, ao menos, oferecer o melhor custo-benefício do mercado.
  • Se a ideia dos sonhos ainda não veio, faça uma reflexão sobre as suas habilidades. Você quer abrir uma lanchonete, mas não sabe cozinhar? Tem um sonho de abrir um restaurante, mas não gostaria de trabalhar durante os finais de semana? São perguntas que parecem óbvias mas são extremamente importantes de serem analisas previamente. Ter certeza de qual é a sua competência ou nível de conhecimento sobre o mercado é essencial para que o negócio seja um sucesso.
  • Como complemento ao plano de negócios que falamos no começo, é interessante que você também saiba se o mercado irá aceitar o produto ou serviço. Essa resposta pode ser encontrada através de uma pesquisa de mercado como estratégia de negócio.
  • Prepare-se para ser um “faz-tudo”. Ao abrir sua empresa, você vai ter que lidar com finanças, com gestão de funcionários e fornecedores, venda direta, falar em público, gerenciar redes sociais, e uma porção de outras atividades. Para quem está começando essa é a realidade: acúmulo de funções. Isso porque muito provavelmente sua empresa não terá dinheiro para contratar especialistas em todas essas áreas.
  • Prepare-se para acione o seu networking, afinal de contas, ter uma boa rede de contatos é essencial para qualquer empreendedor. Além de possíveis parcerias, empresários do seu setor de atuação podem fornecer informações precisas do mercado e detalhes de como é lidar com o negócio no dia a dia. Dessa maneira, é possível administrar o capital que o empresário tem de uma maneira mais inteligente. Quando for empreender, fale com seus amigos, empregadores e familiares. Eles poderão te ajudar. Se você não tiver êxito, mexa-se para criar sua própria rede de contatos. Pesquise quem poderia trabalhar com você e “bata na porta” deles.
  • Vamos bater mais uma vez a tecla do planejamento para evitar erros no futuro. Nesse sentido, um outro tópico importante a ser lembrado é a busca por capacitações antes de começar. Cursos, workshops e especializações que podem auxiliá-lo até que você tenha tenha um montante suficiente para abrir o próprio negócio.
  • Invista na divulgação do seu produto ou serviço, quando já estiver operando. Para isso, nem é preciso ter uma estrutura física, como uma loja. Hoje em dia é possível divulgar o seu serviço ou produto com pouco recurso e começar a vender sem ter uma loja física. Como? Investindo na internet e através das redes sociais, que têm se mostrado ótimos instrumentos de venda. Criar uma página do seu negócio no Facebook, publicar fotos no Instagram ou interagir no Linkedin são práticas que podem ser adotadas para que o seu negócio já nasça com clientela. Dependendo do caráter inovador do seu negócio, você ainda pode conseguir atenção da grande mídia para divulgação, sem custo.

Ideias e sugestões de negócios de baixo investimento

No artigo “Ideias de negócio para você começar com pouco dinheiro“, indicamos alguns tipos de negócios que requerem pouco capital inicial para aqueles que querem empreender.

Mais dicas para montar um negócio próprio com pouco dinheiro

  • Se você era empregado, esteja consciente que a rotina não será mais a mesma. Tudo agora dependerá de você. Lembra que falamos que os negócios em que o seu esforço é grande tem mais chances de darem certo?;
  • Tenha cuidado ao escolher um sócio, pois a parceria vai durar por muito tempo e é fundamental para o sucesso do empreendimento;
  • Liste os principais problemas do dia a dia nos primeiros dias do negócio, crie soluções simples e até automatizadas porque seu tempo será escasso com o avançar dos meses;
  • Da mesma forma que é importante poupar, também é importante não se endividar para que isso não interfira no planejamento e crescimento do negócio;
  • Separe um dinheiro para suas despesas pessoais antes de começar o negócio;
  • Esteja sempre em conformidade com a lei. Essa dica vale tanto para o seu negócio quanto para seus fornecedores;
  • Saiba quais são e como administrar melhor os principais impostos do seu negócio

Conclusão

Você viu aqui:

  1. A importância de um plano de negócios, pesquisa de mercado e muito conhecimento antes de iniciar o negócio;
  2. Ajuda nunca é demais. Procure especialistas, fale com professores, pesquise na internet e leia muito sobre o ramo do seu negócio;
  3. Quanto mais vontade de aprender coisas novas e de realizar tarefas difíceis você tiver, mais chance terá de alcançar o sucesso.

O que achou do artigo? Abrir um negócio com pouco dinheiro não é tão complicado quanto se imagina. E se você tiver alguma dúvida ou  sugestão. pode utilizar o espaço dos comentários para dizer o que achou.

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

18 Comentários

  1. Muito bom o conteúdo, achei muito interessante, não vejo a hora de receber mais conteúdos para expandir minha mente.

  2. Olá, meu nome é Vânia, sempre leio as matérias do blog e as vezes discordo com algumas mas não comento para fazer debates… enfim achei esse post esplêndido!
    Eu acho que dos pontos que você listou o “networking” é o mais importante (pelo menos para mim foi).

    Parabéns pelo site!

    • Olá Vânia. Estamos aqui para ajudar e informar e toda opinião é válida para crescermos e melhorarmos. É com vocês que eu aprendo cada vez mais. Por isso fique à vontade para deixar suas opiniões.
      Abraços!

  3. Muito bom seu artigo, a maioria das grandes empresas iniciaram suas atividades com pouquíssimos recursos, caso da Microsoft, Google e até o Facebook, o que importa mesmo é acreditar no projeto e ter motivação, ou seja, motivo para a ação!

  4. Muito bom o texto. Acredito que com a atual situação do país o número de pessoas desempregadas que irão abrir seus próprios deve aumentar bastante.

  5. Conteudo de excelente qualidade, parabéns ao site..

  6. Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos.

    Quando penso que já cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.

    uma pergunta? posso divulgar seu artigo nas minhas redes social para as pessoas curtirem o seu artigo? pois é muito e instrutivo e de boa informação.

  7. Excelente conteúdo, realmente hoje é possível sim abrir um negócio com poucos recursos financeiros, ainda mais com o avanço da internet, porem o que não deve ser escasso é o conhecimento e persistência, nosso maior problema é o imediatismo.

  8. Amei o post,de fato a rotina não é a mesma!
    Devemos sempre sair da zona de conforto!Parabéns pelo texto,muito informativo!

  9. Pois é.. a persistência é o que de fato faz a diferença.. O grande problema das pessoas é começar agora e ja ter resultado com as coisas e não enxerga que é necessário investir tempo.. dinheiro ( muito ou pouco ) , dependendo do negócio.. Para colher as vezes 1 ou 2 anos depois o fruto do trabalho… e isso só as pessoas que tem a mente aberta conseguem enxergar isso.

  10. Montar o próprio negócio com o seu investimento, o dinheiro suado, não é pra qualquer um, tem pesquisas que dizem que mais de 50% das empresas abertas no Brasil fali no primeiro ano.

  11. Muito bom Reginaldo. Abrir um negócio online, não é muito diferente do offline, só é mais barato. Mas temos que fazer pesquisa, estudar, fazer metas, persistência e resiliência.
    Grande Abraço e Muito Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *