Abrir uma loja de roupa infantil vale a pena?

Para abrir uma Loja de Roupa Infantil e saber se vale a pena investir neste negócio, devemos considerar alguns aspectos como: características de mercado, localização, concorrência e outros, uma vez que as lojas de roupas infantis contam com uma procura certa numa determinada localização com uma população de crianças.

Os pais fazem tudo pelos filhos. E isso inclui comprar suas roupas. Mas se hoje em dia já quase tudo pode ser comprado online. então qual a vantagem de ter uma loja física?

Em primeiro lugar porque para além do sentido da visão – que é o único a que se pode apelar online – numa loja física você pode sentir o cheiro, a textura dos produtos, para além de se poder demonstrar um real interesse pela situação específica de cada pai que aí acorre para tentar encontrar os melhores roupas para suas crianças.

Ter uma loja de roupa infantil implica que você perceba como funciona a mente dos pais. A maior parte dos pais não deseja apenas vestir as suas crianças. Desejam vesti-las bem. Os filhos são o centro do seu mundo, e muitas vezes os pais deixam até de se preocupar consigo mesmos para se preocuparem exclusivamente com as crianças.

Por outro lado a frequência com que as crianças têm de mudar de roupa, é muito grande pois estão em constante crescimento. Você pode querer focar-se no entanto em vender apenas a uma determinada faixa etária.

Como abrir uma loja de roupa infantil

Como abrir uma loja de roupa infantil

O mercado para loja de roupas infantil deve considerar aspetos como a concorrência, localização, características de mercado e outros já que as lojas de roupas infantis contam com uma procura certa numa determinada localização com uma população de crianças.

Mercado

Em relação ás tendências de mercado há a salientar o crescente interesse do público e dos média na moda fomentada pelos filhos de celebridades, que ajudou a impulsionar as vendas de roupas de luxo desenvolvidas para crianças. Como resultado, uma série de marcas alavancaram suas coleções infantis, com marcas como Stella McCartney, Burberry e Gucci a lançarem as suas próprias linhas nos últimos anos.

Além disso, os estilista de roupas para criança, particularmente os que possuem uma presença on-line, viram crescer as vendas de marcas de luxo para criança, com o aumento da procura dos pais que querem vestir os seus filhos segundo as mais recentes tendências de moda.

O aumento dos gastos com vestuário infantil vive em constante crescimento apesar da difícil situação econômica. Afinal, crianças nunca deixarão de nascer.

Antes de abrir uma loja de roupa infantil

No início podem existir muitas dúvidas sobre o que fazer, a nível de legalização da empresa por exemplo e dar estrutura ao seu negócio. E de fato é um caminho longo e penoso a percorrer, que pode desmoralizar qualquer um. Procure um contador para fazer isso para você

Faça uma lista da concorrência

Faça uma lista da sua concorrência regional. Visite as localidades na sua região fazendo um inventário das lojas ou grandes superfícies que comercializam roupa para crianças. Recolha dados (mesmo que mentalmente) dos artigos disponíveis, da organização dos espaços e do tipo de atendimento que possuem. Identifique linhas de roupas para crianças populares a nível nacional que ainda não estejam presentes a um nível local, e que por isso representam uma grande oportunidade de negócio.

Localização

O local ideal para abrir uma loja de roupa infantil deve ser estratégico, de preferência onde haja grande movimento de pessoas. Tenha preferência  por galerias, centros comerciais, shoppings ou ruas com grande circulação de pessoas. Entrtanto, é preciso considerar que o custo com infra-estrutura nesses locais costuma ser bastante alto e pode influenciar no lucro, por isso é preciso analisar cuidadosamente a relação custo-benefício para esta localização.

Se o empreendedor optar em montar a loja fora dos grandes centros deverá investir em divulgação, atendimento e promoções de forma a atrair o público mesmo que exija um deslocamento maior.

Outros aspectos que precisam ser observados quanto à localização do novo empreendimento. Capacidade de estacionamento (local ou próximo); local que permita o fluxo livre de pedestres; proximidade de estações e pontos de transporte coletivo.

Estrutura da Loja

A área mínima necessária para abrir uma Loja de Roupa Infantil é de aproximadamente 30m² sendo necessários para o atendimento, um vendedor e um responsável pelo caixa e pela loja em geral, que pode ser o proprietário.

É possível usar o próprio espaço da loja como escritório. O balcão de atendimento pode ser projetado para funcionar como caixa, espaço para pacotes e escritório, desde que de forma organizada e que não prejudique o atendimento. Importa salientar que em caso de se optar pela instalação da loja em centros comerciais ou shoppings não é necessária casa de banho no interior da loja.

Quando se trata de produtos para crianças é importante a criação de um “cenário” que tenha relação com o universo infantil, optando por cores alegres e por outros recursos de decoração que cumpram este papel. São necessários no mínimo dois provadores com espaço suficiente para a criança e o adulto acompanhante. O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.

Uma boa decoração favorece o produto e atrai o cliente, principalmente quando o assunto é moda. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável.

Além da estética e da decoração, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.

Fornecedores

Quando você procura fornecedores procura sobretudo alguém que  lhe forneça roupas que irão ser um sucesso de vendas. A má notícia é que isto é uma coisa muito difícil de fazer e calcular. A boa notícia é que a nível nacional poderá haver lojas que já encontraram esses artigos que vendem, mas que não existem ao nível local onde você pretende abrir o seu negócio.

Daí que faça uma pesquisa da concorrência para descobrir o que vende mais. Se ainda assim pretende encontrar roupas exclusivas e inconfundíveis (e é muito importante diferenciar) faça uma pesquisa online em “roupas infantis” e deslumbre-se com os resultados. Uma vez encontradas as marcas exclusivas,  terá de descobrir seus fornecedores.

 

 

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *