Características de perfil empreendedor é fundamental para ter um negócio próprio?

Será que ter um negócio próprio é para qualquer um? Muitos profissionais têm características de perfil empreendedor classificado como corporativo.

São trabalhadores que se vêem com a necessidade de contar com segurança, estrutura, líderes, normas, férias remuneradas, benefícios, entre outras vantagens próprias de uma pessoa com regime de carteira assinada para trabalhar. Mas isso não quer dizer que essas pessoas não tenham as características do perfil empreendedor.

Características de perfil empreendedor é fundamental para ter um negócio próprio?

Ninguém precisa realmente nascer empreendedor para se dedicar a um negócio próprio. Pessoas com boa capacidade de aprendizagem e de adaptação também podem se planejar para conduzir um negócio por meio de um processo de amadurecimento, marcado por muitos ensinamentos, obtidos a partir dos erros e acertos de pequenas experiências que podem ser feitas mesmo enquanto ainda trabalham empregados, durante seu tempo livre.

Essas pessoas precisam ter ou desenvolver cinco características que todo empreendedor necessita para construir um negócio próprio de sucesso.

Características de Perfil Empreendedor

No livro “Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais“, ´é explicado que sem essas 5 características, simplesmente não existe empreendedorismo.

Em primeiro lugar, é essencial que o empreendedor tenha visão, que veja o que os outros não vêem em relação ao seu negócio.

Como dizia Aristóteles Onassis, o segredo dos negócios está em saber algo que mais ninguém saiba. Existe um monte de atividades em que você pode investir seu dinheiro, tempo e conhecimento. Mas o empreendedor é aquele que vê em uma delas a possibilidade de fazer um novo modelo de negócio.

Por isso, é preciso que você consiga vislumbrar o seu empreendimento pelos próximos 10, 15, 20 anos, independentemente do que as pessoas ao seu redor dizem. E, mais do que isso, compartilhar essa visão com sócios, fornecedores, funcionários e investidores, exercendo uma liderança nessa construção.

A segunda característica essencial para qualquer perfil empreendedor é ter capacidade para administrar riscos.

Isso é básico, não é possível ser um empreendedor sem considerar os riscos, que são inerentes ao processo de empreender.

Não me refiro a riscos impensados ou inconsequentes. O risco assumido nos negócios deve ser baseado em pesquisa, planejamento e objetivos claramente estabelecidos. Sem risco, não há chance para o sucesso.

Terceiro ponto, você também precisa desenvolver uma grande capacidade de estabelecer bons relacionamentos. Afinal, é assim que você consegue manter uma rede de contatos produtiva para traçar boas parcerias e gerar um ambiente de cooperação e resultados.

Agora, você pode ter todas as características que eu citei anteriormente. Mas, se você não tiver uma boa dose de persistência para enfrentar os desafios do seu negócio, para vencer a concorrência, para lidar com clientes problemáticos e enfrentar crises, seu empreendimento não vai sobreviver no médio prazo.

Persistência é a quarta característica essencial para empreender.

Você precisa ter ambição para definir metas audaciosas, e comprometimento com si mesmo para realizá-las no dia a dia. Sem essa dose de paixão, você vai entrar para as estatísticas da mortalidade empresarial.

Por fim, mas não menos importante, você precisa se planejar.

Sem planejamento, foco e definições estratégicas, a sua empresa começa a patinar. Por isso, definir objetivos e indicadores, criar planos de ação e gerenciar o tempo é primordial para essa jornada.

Claro que existem outras características que empreendedores de sucesso podem ter. Mas é importante ressaltar que sem essas cinco a pessoa que se propõe a empreender jamais conseguirá ser bem-sucedida.

Por isso, se você tem interesse em começar um empreendimento ou já começou algum, não esqueça: é só por meio dessas 5 características de perfil empreendedor, que você vai conseguir transformar um negócio próprio no seu futuro sustento.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo. E aproveite e inscrever em nosso blog para receber gratuitamente o e-book 20 Ideias para Montar em Casa, bem como vídeos, ferramentas e artigos para você aprender a montar seu próprio negócio e ter mais qualidade de vida.

Sucesso nas suas escolhas e até a próxima!

Aprenda como ganhar dinheiro em apenas 30 dias trabalhando em casa em um mercado sem concorrência!

Ideias & Oportunidades

Um Contador apaixonado por Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Marketing Digital.

Website: https://reginaldodesouza.com